quinta-feira, 3 de junho de 2010

corpus christi

Em dia de Corpo de Deus, fica uma das árias mais bonitas do Requiem de Mozart: Lacrimosa, pela Orquestra Sinfónica e Coro da Eslováquia:

1 comentário:

Anónimo disse...

.
Requiem de Mozart: uma das maiores obras corais sinfónicas de sempre!

Lacrimosa dies illa,
qua resurget ex favilla
judicandus homo reus,
Huic ergo parce, Deus,
pie Jesu Domine,
dona eis requiem.
Amen.

No dia de lágrimas e de luto,
Quando das cinzas se levantar toda a humanidade para ser julgada,
Poupai-nos pela Vossa misericórdia, ò Deus, ò doce Senhor Jesus, e concedei-nos o descanso eterno.
Amen.

Nota:
Mozart apenas compôs os oito primeiros compassos da 'Lacrimosa'. Esta peça, tal como várias outras do Requiem, foram terminadas por um aluno seu, Franz Xaver Szsmayr.

A versão focada na peça teatral 'Amadeus' de Peter Brooke, e depois passada para o cinema por Milos Forman, de que teria sido Antonio Salieri a completar o Requiem não é correcta.

De facto, naquela época, na capital Austríaca, Mozart começava a rivalizar bastante com Salieri o compositor da Côrte e com grande influência na 'entourage' do Imperador Francisco José I, e a lenda segundo a qual ele teria envenenado o seu rival não tem qualquer fundamento. Se houve mesmo rivalidade entre os dois compositores, tais suspeitas não ultrapassavam as más linguas da corte austríaca.

Aliás, dois filhos de Mozart (Wolfgang Amadeus Mozart Junior e Franz Xavier Mozart) estudaram com Salieri em Viena, após a morte do pai.

O compositor italiano foi também o primeiro a escrever uma ópera em parceria com o libretista Lorenzo Da Ponte que o aproximou de Mozart.

Para que conste, foi também professor de Beethoven, Schubert, Czerny, Liszt, Moscheles e Hummel, entre outros compositores importantes da primeira metade do século XIX.