segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Les Misérables


De volta. E com uma música (e um musical) que fazem as minhas delícias, tal como o romance de Victor Hugo que lhes deu origem: Les Misérables.

O musical está em cena em diversos países (há 25 anos em Londres), e nunca me esquecerei de como este romance me marcou - foi essencial para o meu "puzzle" de formação da "consciência social" e determinante na decisão de tentar, toda a minha vida, lutar contra as injustiças, mesmo aquelas legalizadas pela pena cínica e amoral de juristas, advogados e juízes, ou pelos poderes corporativos de médicos, professores ou outros profissionais. Ou simplesmente negar o direito de alguém fazer sofrer outrém, por mero prazer, negligência ou ignorância.

Li (e reli) o romance com cerca de 15 anos. Já vi o filme, realizado em 1998, com excelentes interpretações de Liam Neeson e Uma Thurman, e por duas vezes o musical. E, tendo dado agora pela lacuna nas minhas prateleiras, encomendei o livro para reler.

Há "miseráveis" em todo o lado - convém estar atento, além do mais...

2 comentários:

Virginia disse...

Também adoro o romance e a história maravilhosa de Jean Valjean e Fantine. A música é extraordinária, tenho-a toda no meu IPOD e é dos que mais oiço. Vi em Londres outro musical dos mesmo autores e tb era formidável: Le Retour de Martin Guerre. Fica-se mesmo possuído por estas vozes e pelo seu entusiasmo a cantar.
Boa escolha.

Anónimo disse...

Adorei o musical!!!
Vou ver se apnaho o filme...

Catarina