quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Olho de Londres, ("Merlin Entertainments London Eye", de seu verdadeiro nome, ou "Millenium Wheel") deixa-me alguma ambivalência. Gosto do design, embora pareça uma roda gigante gigantesca, passe o pleonasmo, mas é mais do que isso, e uma ousada obra de arquitectura. No local onde está não incomoda nenhum edifício em particular e, dizem, a vista lá de cima é soberba.

O Olho mede 135 metros e é uma das rodas mais altas do Mundo, sendo actualmente a atracção turística mais rentável do Reino Unido, com cerca de 3,5 milhões de visitantes anuais. Fica na margem sul do Tamisa, perto da Westminster Bridge, nos Jubilee Gardens.

Inaugurado no último dia de 1999, veio para ficar, mesmo que não tenha sido inicialmente essa a ideia, e apesar de alguns problemas financeiros há cerca de 5 anos.

Tal como deve ter acontecido à Torre Eifel há cem anos, as pessoas vão-se habituando à presença da ilustre Roda, e já sabem que "The Big Eye of London is watching you". 

Depois de escrever este texto, rever as fotografias que tirei e reflectir, a minha ambivalência acabou...

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu, então, não tenho qualquer ambivalência. Não gosto e ponto final! Nem ao longe, nem ao perto, nem em postais, nem ao vivo.
Parece-me uma roda da feira popular e nada mais que isso, e em termos arquitéctónicos não vejo qualquer diferença com as outras rodas gigantes, nada comparável à espectacular Torre Effeil, essa sim, uma grande obra de engenharia.
Ficaria bem num parque de diversões, tipo Tivoli Gardens de Copenhaga, mas nuca naquele sítio, ao pé de edifícios clássicos e emblemáticos.Quanto à vista acredito que seja espectacular, mas a sua localização deixa muito a desejar em termos estéticos, de enquadramento urbanístico e, principalmente, na "classe" de Londres.

Catarina