quarta-feira, 3 de março de 2010

Yo-Yo Ma e o fascínio do violoncelo

Yo-Yo Ma, no Prelúdio da Suite para Violoncelo de Bach

Yo-Yo Ma, considerado por muitos o maior violoncelista da actualidade, nasceu em França, no seio de uma família de origem chinesa com forte influência musical - a mãe era cantora e o pai maestro e compositor - em Outubro de 1955 (como este humilde escriba!). Começou a tocar o violoncelo aos quatro anos e deu um primeiro concerto aos seis, altura em que a família se mudou para Nova Iorque.

Aos oito anos já aparecia na televisão, ao lado de Leonard Bernstein. A partir daí foi o sucesso, progressivo e merecido. Casado com uma violinista, tem dois filhos e é Embaixador da ONU para missões de solidariedade e boa-vontade.

Bach parece ser "o fato que lhe assenta melhor", embora domine qualquer compositor. Tem gravado diversos discos em conjunto com outras áreas do saber musical, desde o jazz a duetos com o cantor Bobby McFerrin )lembrar-se-ão do "Don´t worry, be happy!"), mas nestas gravações fazendo uso das suas qualidades de contratenor.


Aqui fica uma gravação inesquecível dos dois, na Ária em Sol, de Johan Sebastian Bach:


 
(sei que o Miguel Leal não gosta de dedicatórias, mas nunca mais consegui ouvir violoncelo sem pensar nele. Um dia destes publicarei o admirável texto que escreveu, intitulado "O Violoncelista")

1 comentário:

miguel disse...

Por acaso , já ouvi o Yo Yo Ma na Gulbenkian, talvez há um ano. Digo por acaso porque, hoje em dia, quase não vou a concertos. E que grande violoncelista que ele é.