quinta-feira, 11 de março de 2010

Este quadro de Pieter Breughel, o Velho, sempre me fascinou. Breughel nasceu nos Países Baixos há quase 500 anos, tendo vivido 44. Pintor de cenas campesinas, desde festas, casamentos e jogos tradicionais, a aldeias e paisagens bucólicas e rurais, o que me encanta em Breughel é o traço arrebatador e inovador, que poderia situá-lo, em algumas das suas pinturas, em qualquer século da Humanidade, como a "Torre de Babel", "Jogos de Crianças", "Parábola dos Cegos" ou "Casamento Paisano".

Vi o quadro "Caçadores na neve", aqui representado, em Viena, no Kunsthistoriches Museum, em 1974. Apaixonei-me por ele. Um ano mais tarde, em Amsterdam, descobri uma loja da Athena (então desconhecida em Portugal) e comprei um enorme poster que passeou comigo de combóio, no resto da viagem de Interrail, conseguindo fazê-lo chegar a Lisboa são e salvo.

Emoldurei-o e acompanhou-me quando de mudanças de casa, até desaparecer misteriosamente há uns anos. Foi pena, porque gostava do quadro, mesmo que já ligeiramente empalidecido pelos ultravioletas da luz solar. Recordo-o hoje aqui, chamando a atenção para o pormenor dos caçadores. Memória gostosa! Voltarei a Breughel em breve



5 comentários:

Huckleberry Friend disse...

Desapareceu?! Olha que pena, eu adorava esse quadro... Se encontrar uma reprodução ofereço-lha, fica prometido. Se ganhar o Euromilhões, vai mesmo o original.

Anónimo disse...

Ao ler o seu blog, vi a sua tristeza pela degradação que o quadro de Bruegel tem sofrido. Há um site inglês,na Internet,que comercializa em posters e de vários tamanhos, com grande qualidade, quadros de quase todos os artistas. Eu já adquiri alguns e vi o quadro " Return of the hunters",1565,de Pieter BRUEGEL The Elder.
No site vá a "Artistas" e procure por ordem alfabética. Tem lá mais quadros do mesmo autor.
Espero que lhe seja útil!
Maria Eugénia - Porto

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas não deixei o nome do site - Allposters.com

Maria Eugénia

Teresa disse...

Este seu post fez-me lembrar uma reprodução em tela, guardada num canto de um armário. Fui procurá-la e descobri " Os patinadores" do mesmo pintor, embora em tonalidades um pouco menos contrastantes. Já ali está para ser de novo emoldurada !!!

Virginia disse...

Este é um dos meus quadros preferidos de Brueghel. Vi-o mais de uma vez em Viena, sozinha, com os Pais e ainda com o Manel. Para mim, um quadro único, uma imagem do inverno magnífica, com uma colorido fantástico. Vou a Inglaterra em Abril: lá há muitos posters em todos os museus. Se vir um igual trago-to.

Bjo