domingo, 4 de abril de 2010

ovos e coelhos

Os rituais associados à Páscoa, como os dos ovos cozidos decorados e da lebre da Páscoa (que não um coelho, embora este fosse mais fácil de arranjar e mais do conhecimento das crianças), são tradições pagãs, mas curiosamente assumidas por uma cultura religiosa cristã. Dir-se-ia que contrabalançavam os dogmas da Igreja e os rituais pesados dos dias de Páscoa.

A lebre, por exemplo, era assumida como um elemento de fertilidade - a leitura das entranhas da lebre, pelos sacerdotes e sacerdotisas, permitia "saber o futuro". Eostre era a deusa do Amanhecer, da Primavera e da Fertilidade, e gostava muito de crianças. Um dia, para divertir as crianças, Eostre transformou um pássaro numa lebre, o seu animal preferido. As crianças ficaram maravilhadas, mas começaram a ver que a lebre não estava feliz, dado que não podia cantar nem voar. Pediram então a Eostre que a desencantasse, mas não era possível. Talvez se esperasem pela Primavera seguinte, quem sabe?. Quando esta chegou, a lebre conseguiu ser pássaro, por breves momentos, e pôs ovos. Muitos ovos, Mas depois, tendo voltado a ser lebre, ficou condenada a pintar os ovos e a distribuí-los pelas crianças do mundo inteiro. Eostre ficou triste, e arrependida da sua leviandade. E então desenhou uma lebre na Lua (que ainda se pode ver nas noites de Lua-Cheia), para que todas as pessoas do mundo se lembrassem que não devem jogar com a vida e o percurso de vida dos outros.

É por isso que a lebre de Eostre, que personifica a Páscoa, está associada à Lua, de onde vem a fertilidade, já que a Lua é mulher e os meses lunares correspondem aos ciclos menstruais ou à gestação.

Eostre originou Esater, nos países anglosaxónicos, e Ostern, nos germânicos. Em alemão antigo, por exemplo, Eostre ou Ostera significa "Deusa da Aurora" ou Vénus, o planeta-mulher, que são o paradigma da Primavera, da ressureição e do renascimento.

Os nossos meninos receberam ovinhos de chocolate do coelhinho da Páscoa - no fundo, não há rituais ou tradições "certas" ou "erradas", mas sim adaptadas ao tempo e assimiladas e entrecruzadas com as já existentes. E, em jeito de "guarda-chuva", a Primavera e a Fertilidade velam para que tudo corra bem. Amén!

(imagens: Google)

Sem comentários: