quinta-feira, 1 de abril de 2010

Páscoa - tempo para as Palavras de Cristo, segundo Haydn


E aqui fica, agora de Haydn, uma pequena versão em orquestra de câmara da Oratoria: "As sete palavras de Cristo na cruz", que foram, afinal, sete frases proferidas no Golgota.

Haydn recolheu-as estas frases dos quatro evangelistas (dado que nenhum as registou a todas), e terão sido proferidas em aramaico, depois traduzidas para grego e finalmente para latim.

São elas que pontificam nas Vias Sacras.

1. Pater, dimitte illis, quia nesciunt, quid faciunt - Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem - Lucas. 23: 34

2. Hodie mecum eris in Paradiso - Hoje estarais comigo no Paraíso - Lucas 23: 43
3. Mulier, ecce filius tuus - Mulher, abraço o filho que é teu -  João 19: 26-7

4. Deus meus, Deus meus, utquid dereliquisti me? - Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste? Marcos 15: 34 e Mateus 27: 46

5. Sitio - Tenho sede - João 19: 28

6. Consummatum est - Está tudo acabadoJoão 19: 30

7. In manus tuas, Domine, commendo spiritum meum - Nas tuas mãos entrego o meu espírito - Lucas 23:

3 comentários:

Virginia disse...

Vou ouvir esta peça amanhã na Casa da Música pela Orquestra Barroca da Casa da Música....espero que seja como este: belo!

Mário disse...

Devo dizer que esta pesquisa de música pascal tem-me fascinado, pelo que tenho encontrado (mais algumas coisas se seguirão, até domingo).

O ensino da moral e da cultura católica (ou judaico-cristã, para er mais lato) foi de tal modo dogmática que quase fez odiar tudo o que com ela se relacionasse. Agora, passada mais uma idade da Razão, acho fascinante explorar vários insights da vida de Cristo e do que, em consequência, surgiu na música, arte, pintura, escultura... tanta coisa.

Somos o que somos, e procedemos do que procedemos. Entendê-lo é tarefa que vale a pena!

Mário disse...

E bom concerto, claro!