sábado, 3 de abril de 2010

Páscoa - tempo de Aleluia


E, claro, em Sábado de Aleluia, o Aleluia do Messias, de Handel, a Oratória HWV 56, composta em 1741 e que narra a vida de Jesus. Aqui na versão dos polacos ''Poznanskie Slowiki'', ("Os Rouxinóis de Poznan").

Aleluia é uma transliteração do hebraico הַלְלוּיָהּ. Hallelu(הַלְּלוּ) significa "Louvem! Adorem!" ou "Elogio"; a segunda parte da palavra é Yah (Jah) (יָהּ), uma forma abreviada do nome de Deus, Javé.

A palavra de louvor a Deus faz parte do culto cristão, mas também de outros, como o judaico. E como representa um agradecimento a Deus, é expresso como interjeição quando finalmente algo que estava para ser feito, ou era esperado, se cumpriu: "Aleluia!" - exclamamos.

1 comentário:

Virginia disse...

Lembro-me sempre de cnatar esta obra nos Jerónimos em grandes missas e no casamento da nossa irmã. É uma peça que não consigo ouvir sem me virem as lágrimas aos olhos. Ainda me lembro do P. Felicidade nos elogiar e dizer que receava que desafinássemos no ponto mas alto do "Senhor dos Senhores", em inglês King of Kings, suponho.
Já ouvi todas estes excertos que nos dedicaste nesta semana e são lindos, sobretudo o Vivaldi. Fiquei extasiada....
Boa Páscoa....no Reino dos Céus e da Terra....